O que são?

“(...) A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Cuidados Paliativos como os cuidados que visam melhorar a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e / ou grave e com prognóstico limitado, através da prevenção e alívio do sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas não só físicos, nomeadamente a dor, mas também psicológicos, sociais e espirituais.

Estes cuidados permitem o alívio de sintomatologias geradoras de sofrimento, afirmam a vida e consideram a morte como um processo natural pelo que não a adiantam nem atrasam. Integram as componentes psicológicas e espirituais do cuidar, assim como oferecem um sistema de suporte para ajudar os doentes a viver tão ativamente quanto possível até ao fim e para ajudar a família a lidar com a doença do seu ente assim como no seu luto.

Utilizam o trabalho de equipa como metodologia mais adequada para a satisfação das necessidades do doente e família, promovendo a melhoria da qualidade de vida e como tal podendo influenciar positivamente a trajetória da doença. (...)”

Destinatários?

Os Cuidados Paliativos destinam-se a portadores de doenças incuráveis e em evolução.
Não são só para doentes oncológicos, mas também para doentes com doenças neurológicas degenerativas, doentes com insuficiência de órgãos, doentes de HIV em estado avançado.

Quando devemos utilizá-los?

Os Cuidados Paliativos devem ser iniciados logo que é efectuado o Diagnóstico, para que a sua contribuição para a Qualidade de Vida do doente seja Válida.

Os Cuidados Paliativos:
  • Aliviam os sintomas associadas à doença como a dor;
  • Prestam Cuidados de Conforto;
  • Fazem a Gestão das Expectativas (do Doente e da Família);
  • Apoio na Espiritualidade;
  • Preparação para o Luto.